Etiquetas

,

icpc-logoO ACM International Collegiate Programming Contest (ACM-ICPC) é um evento de programação de computadores que auspicia anualmente a Association for Computing Machinery (ACM). Surgiu em 1970 a partir de um concurso celebrado na Universidade de Texas A&M, organizado pela sociedade honorífica Upsilon Pi Epsilon (UPE), e desde então tem tido um crescimento acelerado nas quantidades de equipas, instituições e países participantes. Só no ciclo de competições 2010-2011 participaram ao redor de 25000 estudantes, agrupados em mais de 8300 equipas, representando a mais de 2050 instituições em mais de 85 países.

A nível mundial e desde 1997 o evento é patrocinado pela importante empresa International Business Machines (IBM). Desde 1989, o ACM-ICPC tem seu quartel geral na Universidade de Baylor.

O ACM-ICPC é uma competição de vários níveis entre equipas (de três estudantes a cada um) que representam a instituições da Educação Superior:

  • Concursos Locais (Nível 1): Efectuam-se de maneira anual e interna na cada instituição e têm como objectivo fundamental a classificação de equipas para o seguinte nível de competição.
  • Concursos Nacionais (Nível 2): Efectuam-se de maneira anual e interna na cada país e têm como objectivo fundamental a classificação de equipas para o seguinte nível de competição.
  • Final Mundial (Nível 4): Efectua-se nos primeiros meses do ano seguinte aos Concursos Regionais (Nível 3) e tem como objectivo fundamental a determinação das equipas ganhadoras a nível mundial.

Em poucas palavras, “o ACM-ICPC é um dos eventos académicos mais antigos, grandes e prestigiosos do mundo”.

The 2011 World Champions: Zhejiang University

The 2011 World Champions: Zhejiang University

ACM ICPC World Finals 2014 Practice day

ACM ICPC World Finals 2014 Practice day

ACM-ICPC World Final 2016 Press Conference Anouncemen

ACM-ICPC World Final 2016 Press Conference Anouncemen

Anúncios